-
Arquitetos: Antonio Mundi, Sebastián Mundi
- Área: 310 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Antonio Mundi
-
Fabricantes: Casablanca, Coggiola Mármoles, PRIETO
"Ser parte da geografia e natureza da colina"
O terreno se localiza sobre uma colina a cerca de 300 metros do mar, onde a neblina costeira e o riacho que o circunda geram um ambiente propício para o surgimento de abundantes espécies nativas.
A incorporação de um edifício na colina, com inclinação de 35% e flora nativa, funciona como ponto de partida para planejar o desenho da casa.
Optou-se por gerar um volume hermético que dê continuidade à vegetação da colina em direção leste e um volume permeável e aberto a oeste, que destaca a geografia e a vista ao mar. Foram utilizados elementos como cascalho, coberturas verdes e materiais pétreos para criar uma continuidade em relação à paisagem a leste, além de elementos associados à arquitetura, como janelas, varandas, escadas e bancos para ter uma abertura para o mar.
É assim que, a partir da cota superior do terreno, a casa "desaparece" ao ser proposta como uma continuidade da paisagem, enquanto desde a cota inferior a casa "aparece" ao inserir-se como um corpo independente sobre o terreno.
O paisagismo incorporado busca resgatar as espécies existentes agregando apenas exemplares nativos. O traçado dos jardins busca incorporar-se às cotas da colina, criando contenções que constroem trilhas correspondentes à geometria ortogonal da casa.
A distribuição da casa se configura ao redor de três pátios internos os quais reintegram o paisagismo da colina no interior habitável e iluminam os ambientes cegos pelo caráter hermético do volume em relação à inclinação do morro.
O projeto se distribui em dois pavimentos escalonados de forma que cobertura do pavimento inferior funciona como terraço para o pavimento superior. Este último tem forma de "L" com orientação norte e oeste, onde se encontram as áreas comuns, acesso e dormitório principal, enquanto no pavimento inferior há uma série de dormitórios distribuídos linearmente.
A casa foi completamente construída em concreto armado com fôrmas de pinheiro espessas e sem tratamento, o que fornece um colorido neutro ao misturar-se com a paisagem e permite durabilidade frente à salinidade e umidade do mar.
Originalmente publicado em 21 de janeiro de 2018.